​​​​​​​




Skip Navigation LinksIniciativa-GLOCAL

Iniciativa GLOCAL


A Iniciativa GLOCAL tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do território através do fomento do empreendedorismo inovador e socialmente responsável, reforçando a aplicação do conceito de "glocalidade" como forma de promoção da inovação e competitividade local.


A Iniciativa GLOCAL é um projeto de dinamização do desenvolvimento local e de promoção e apoio do empreendedorismo sustentável promovido pela SPA Consultoria no âmbito da sua responsabilidade social em parceria com entidades regionais, nacionais e transnacionais.


Este projeto foi cofinanciado pela Iniciativa Comunitária EQUAL de 2001 a 2009 e tem como principal objetivo promover e apoiar o empreendedorismo de base local. O projeto GLOCAL foi eleito um caso de sucesso pela UE em 2005 no campo do empreendedorismo social e inclusão social, eleito Boa Prática/Estudo de Caso em Capital Social e Desenvolvimento Rural pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida, em 2006, e recebeu Menção Honrosa e 2º prémio na categoria "Apoio à iniciativa empresarial" nos European Enterprise Awards 2007.


Das metodologias concebidas e experimentadas destacamos o SIM – Sistema de Microcrédito; o Programa Prémium que inclui uma metodologia de Criatividade nos negócios – o Atelier de Ideias – uma metodologia de Formação-ação de suporte a empreendedores, um referencial de formação em sala – Formação Inicial de Empreendedores; e o E2E-Empresariado pró empreendedorismo que engloba o Programa de Mentores Voluntários e o Sistema de Apadrinhamento empresarial.
Tendo em conta as boas praticas reconhecidas, foi selecionado em 2008 para incorporação no programa de reabilitação económica e social dos bairros críticos da Cova da Moura e Vale da Amoreira e em 2010 como metodologia referencia no programa nacional de empreendedorismo local "Portugal empreendedor" promovido pelo IAPMEI.


De forma a responder às solicitações de disseminação destas metodologias, a SPA Consultoria constituiu a EEIG GLOCAL, Agrupamento Europeu de Interesse Económico. Este AEIE criado em parceria com a Prism Places Limited (Inglaterra), focaliza-se no apoio e assistência técnica a entidades governamentais, centrais e locais, ONGs e entidades privadas na conceção, planeamento e implementação de programas/projetos de promoção e dinamização do empreendedorismo.
SPA Consultoria / EEIG GLOCAL e a EDP estabeleceram um 26/10/2009 um protocolo de colaboração, com vista ao desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo, potenciando o desenvolvimento sustentável das comunidades locais dos concelhos envolventes aos novos Aproveitamentos Hidroelétricos – PROGRAMA PRÉMIO EDP EMPREENDEDOR SUSTENTÁVEL - cuja operacionalização se iniciou com a intervenção nos concelhos associados às barragens do Baixo-SABOR/Picote/Bemposta (Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo) em 2010. Em 2012, o Programa Prémio EDP Empreendedor Sustentável foi estendido aos concelhos associados à barragem do TUA (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor).

 

Visualizar brochura da Inicia​tiva Glocal​

​​